Se
algum estúdio estiver tentando lhe agarrar pelo
preço:
Muita
Atenção!
É
claro que você deve procurar preços compatíveis
com seu orçamento, mas não deixe que seu trabalho
seja comprometido por equipamentos de má qualidade
e pelo técnico de gravação e mixagem.
Se
aquele seu "amigo do peito" está lhe dizendo
que comprou um computador e vai gravar pra você com
a mesma qualidade de um bom estúdio, reveja sua amizade...
Gravar
e mixar parece algo muito simples e óbvio, mas é
como jogar futebol: todo mundo sabe que basta driblar e colocar
a bola na rede adversária, mas daí a se tornar
um craque há uma enorme diferença.
Não
há como se tornar um bom técnico (ou bom músico)
de um dia para outro, isso requer estudo, prática e
muito, muito tempo de experiência.
Para
entender bem a importância desse profissional, compare-o
a um piloto de avião:
Um bom piloto poderá lhe proporcionar uma viagem bem
mais segura em um pequeno avião, do que um péssimo
piloto em um grande Boeing.
Obviamente, se você puder unir os excelentes equipamentos
e profissionais do Sheffield Studio melhor ainda. Só
falta seu talento!
Faça
o "impossível" para contratar um bom produtor.
Essa "figura" um tanto quanto desconhecida de alguns
pode ser o diferencial entre uma produção de
"fundo de quintal" e uma produção
profissional com perspectiva de sucesso!
Converse conosco, podemos orientá-lo na contratação
de ótimos profissionais e condizentes com seu orçamento.
Seja
cuidadoso!
Seja cuidadoso(a) em
todas as fases de seu projeto!
Masterização
Para saber um pouco
mais sobre masterização visite:
Se
você deseja realizar um trabalho de qualidade, bem diferente
das inúmeras produções "caseiras"
que se ouve por aí, certamente está disposto
a pagar um pouco mais por isso.
Não
se iluda com promessas e preços "milagrosos",
você sabe que bons equipamentos e bons profissionais
têm um custo superior.
Não temos a pretensão de praticarmos os preços
mais baixos, mas certamente temos a melhor relação
custo/benefício de Belo Horizonte e região.
Visite
nosso estúdio, conheça nossa estrutura, nossos
profissionais e ouça alguns trabalhos aqui realizados.
Não arrisque seu trabalho, seu sonho, seu tempo e seu
dinheiro.
Compare
bem antes de se decidir!
Dic
as
Antes
de iniciar suas gravações, veja algumas "dicas
" que podem auxiliá-lo durante sua produção
musical.
Preparação
Para
que você não perca tempo e gaste uma "nota"
em estúdio, de forma desnecessária, procure
determinar bem os arranjos das músicas.
Reserve seu horário com antecedência e
agende períodos suficientes para realização
de um trabalho de qualidade. Se a sua intenção
é fazer "a toque de caixa": Não faça
agora, aguarde o momento certo!
Identifique o melhor
tom para a canção e qual seu andamento.
É muito
mais freqüente do que se imagina, os artistas decidirem
alterar o tom das canções durante a gravação.
Para
não morrer de raiva no futuro, registre já suas
composições.
Podemos preparar a documentação necessária
pra você, consulte-nos!
Clique
aquipara
tirar algumas dúvidas sobre esse assunto.
Escolha instrumentos
de qualidade, cordas novas e verifique a altura das cordas.
Defina e ensaie bem os
solos e os vocais.
Prepare-se
tecnicamente e psicologicamente para o caso de repetir sua
performance diversas vezes sem "chutar o pau da
barraca".
Gravação
Habilidade
e paciência talvez sejam os pontos principais dessa etapa.
Se você não estiver bem preparado tecnicamente
e psicologicamente você dificilmente terá um ótimo
desempenho.
É perfeitamente possível
concentração e espontaneidade durante uma performance.
A tensão é extremamente prejudicial e interfere
sensivelmente no resultado final, principalmente nos "vocais".
Esteja alerta, ouça
com muita atenção.
Se você estiver seguro, sua performance será
compatível com suas habilidades.
Se o seu orçamento permitir, é extremamente
recomendável a contratação de um produtor
musical, principalmente nessa fase do trabalho.
Mixagem
Na etapa "mixagem"
faz-se principalmente:
É claro que todas
as fases do processo são importantes, mas talvez seja
a mixagem a mais "infernal" de todas.
Nessa etapa você irá decidir o que ouvir e como
ouvir.
É o momento de
realçar o que mais agrada e omitir as partes que não
julgar compatíveis com o resultado desejado.
Esteja atento a tudo,
e lembre-se: uma mixagem ruim será sempre uma mixagem
ruim.
É fato que no processo seguinte (masterização)
pode-se tentar esconder alguns problemas, mas não conte
com isso!
Masterização
Após gravar e mixar
seu trabalho recomendamos que seja feita uma masterização.
Fique atento a
uma situação que ocorre freqüentemente:
Alguns clientes nos trazem projetos gravados em outros estúdios
e pedem para aumentarmos ou diminuirmos a intensidade da voz
ou algum instrumento no processo de masterização.
Muita atenção: este tipo de trabalho
deve ser realizado na mixagem.
Não queime etapas!
Não deixe para consertar depois!
Da
mesma forma que se deve evitar deixar erros durante a gravação
para ser corrigidos
durante a mixagem, não se deve pensar em masterização
como solução para eliminar todos os erros e
desleixos ocorridos durante as fases anteriores.
Confecção
de CDs
O
preço para prensagem de CDs depende de vários
fatores.
Os principais itens
que refletem diretamente no preço do CD são:
Para que você
tenha uma idéia, uma prensagem de 1000 CDs, o preço
gira em torno de US$2,00 a unidade.
Este preço inclui
o CD com silk, encarte simples (colorido), caixa e lacre plástico.
Havendo interesse, podemos "gerenciar" a contratação
desse serviço para você.
Orçamento
Profissionais
Como
economizar tempo e dinheiro de forma inteligente
1 - Planeje os "overdubs"
em casa, utilizando uma mixagem simples da última sessão
de gravação, usando o mínimo de efeitos.
2 - Grave um instrumento de cada vez. Você poderá
criticar melhor seu trabalho se houver apenas um instrumento
para se concentrar.
3 - "Festas" no estúdio não são
muito eficientes. Convide apenas pessoas chave para a sessão.
Os "sapos" podem causar inúmeros problemas,
diretos e indiretos.
4 - Procure um estúdio
com uma boa reputação em qualidade técnica,
que tenha uma manutenção regular e com técnicos
que sabem o que estão fazendo.
Um estúdio "novinho em folha" pode parecer
lindo, mas eles terão anos de trabalho até resolver
todos os problemas. Você pode ser o "rato de laboratório"
deles. Experiência é a chave.
Lembre-se "consertar na mixagem" pode levar muito
mais tempo que gravar corretamente.
Procure
se interar de tudo que cerca uma produção
musical. Como fonte de informação sugerimos
ainda, que você visite os sites abaixo:
DIMAS
Divisão de música e arquivo sonoro da Fundação
Biblioteca Nacional. Biografias, fotos, músicas de
compositores nacionais etc.
INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é
uma Autarquia Federal, criada em 1970, vinculada ao Ministério
da Indústria, do Comércio e do Turismo. Tem
por finalidade principal, segundo a Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade
Industrial), executar, no âmbito nacional, as normas
que regulam a propriedade industrial, tendo em vista a sua
função social, econômica, jurídica
e técnica, bem como, pronunciar-se quanto à
conveniência de assinatura, ratificação
e denúncia de convenções, tratados, convênios
e acordos sobre propriedade industrial.
Delegacia do INPI - Minas Gerais
Av. Amazonas, 1909 - Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte, MG
CEP: 30180-002
Fone: (31)3291-5614, 5623
Fax (31)3291-5449
ECAD
O ECAD é uma sociedade civil privada instituída
pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida nos moldes da
atual Lei no. 9.610/98. É organizado pelas associações
de autores e demais titulares a elas filiados e representados
para arrecadar e distribuir Direitos Autorais decorrentes
da utilização pública de obras musicais
ou lítero-musicais e de fonogramas, nacionais e estrangeiros,
inclusive, através da radiodifusão e transmissão
por qualquer modalidade, da exibição cinematográficas
e por qualquer outro meio similar, em todo o território
nacional.
Orçamento
Para ter idéia do custo básico de uma produção
Clique
aqui
Profissionais
Para obter contato com alguns profissionais Clique
aqui